terça-feira, 18 de agosto de 2009

O teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo,biocentrismo e ao humanismo

Esse pensamento teria dominado a idade média, sendo depois sucedido pelo pensamento moderno antropocêntrico.

Na verdade a base do Teocentrismo é o Antropocentrismo Aristocrata, que se colocava no centro do Universo, e para pretextuar tal facto era necessário que se criasse alguma teoria ideológica e metafísica para se perpetuar no poder; tal como o monoteísmo que surgiu a partir de seitas zoroastras que foram assimiladas pelo Judaísmo primitivo, e a elite religiosa sempre se apresentou como o suposto único elo e representação entre as supostas entidades metafísicas e as massas populares.

Cumpre ressaltar que o que temos ainda hoje visto como Teocentrismo é uma perspectiva pautada sob o Teocentrismo político. Dentro deste aspecto, o Teocentrismo assume uma forma de manipular a sociedade. Qualquer manifestação com este caráter teocêntrico ganha a aura de visão religiosa extremista ou sentimentalista. Porém, o mesmo conceito Teocentrismo é encontrado nas escrituras védicas como posição primordial do relacionamento do Ser (individual) com o Ser Supremo. O termo sanatana-dharma designa esta mesma idéia, mas sem o peso de um rei, lider político ou religioso. Sanatana-dharma, ou teocentrismo, como apresentado dentro do contexto dos Vedas, significa a posição original e única da Divindade Suprema Absoluta, livre de qualquer interferência do Homem. Enquanto que no conceito teocêntrico ocidental temos um deus estabelecido pelo Homem no centro da vida. Deus inerentemente já faz parte do centro da Vida independente da cultura ou política.

nome: franciel souza da silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário